Instituto de Geografia – UERJ

Site do Instituto de Geografia da UERJ

Mestrado

Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Centro de Tecnologia e Ciências

Instituto de Geografia

Informações

O Programa de Pós-Graduação em Geografia – Curso de Mestrado Acadêmico tem como objetivo fundamental promover o aperfeiçoamento e a qualificação de graduados em Geografia e em áreas afins. A filosofia do Programa se compatibiliza com a formação de Mestres comprometidos com os avanços da ciência geográfica, no seu campo teórico-metodológico, e capazes de atuar profissionalmente em atividades de Ensino, Pesquisa e Extensão.

Cabe ao Programa oferecer as condições dessa formação, o que implica em construir uma visão geográfica integradora; reconhecer e manejar as diversas escalas de análise e síntese que norteiam dimensões espaciais em Geografia; incorporar valores inerentes à escala temporal, com as visões de evolução; identificar as relações entre os diversos campos da Geografia, ressaltando as que se estabelecem entre as dimensões social, cultural e ambiental; apreender os fundamentos teóricos que lastreiam as atuações e o conhecimento para o acesso e a aquisição de habilitações, que permitam a utilização de instrumentos e técnicas compatíveis com as disponibilidades existentes e os propósitos de trabalho; organizar conteúdos que favoreçam a capacitação para interagir em atividades que envolvem a participação de equipes inter e transdisciplinares; reunir conceitos e metodologias que permitam desenvolver análises críticas de multicenários em debates teóricos, avaliar políticas territoriais e tomar decisões no planejamento e na gestão do espaço geográfico.

Objetivo

O Programa de Pós-Graduação em Geografia da UERJ (PPGEO), em nível de Mestrado, em sua concepção original dá ênfase à perspectiva geográfica na abordagem do espaço, conceito-chave desta Área de Conhecimento (GEOGRAFIA), circunscrevendo-se no âmbito das Sub-áreas de Geografia Física e Geografia Humana. Natureza, sociedade e cultura constituem um tripé que alicerça as Linhas de Pesquisa que de modo articulado configuram a essência do Curso. A proposta da Área de Concentração em Gestão e Estruturação do Espaço Geográfico tem a virtude de englobar de forma integradora as diferentes abordagens identificadas no Instituto de Geografia, reforçando as relações de natureza acadêmica previamente estabelecidas.

Área de Concentração

A Área de Concentração Gestão e Estruturação do Espaço Geográfico é constituída pelas seguintes linhas de pesquisa: (1) Globalização, Políticas Públicas e Reestruturação Territorial; (2) Mudanças Ambientais e Qualidade de Vida; e (3) Dimensões Culturais da Dinâmica Sócio-Espacial. Cada linha mantém a integridade específica enquanto campo científico, com sua própria lógica de apropriação da realidade, reunindo um conjunto de conceitos operacionalizáveis de modo estrito, mas é na relação que estabelecem com as demais que configuram e dão significado ao todo que se expressa pela Área de Concentração. Se a segmentação em linhas corresponde a uma condição do conhecimento geográfico e sua formulação nos domínios da ciência contemporânea, convém salientar que elas não se situam em pólos opostos. Ao contrário, a exigência de integração é fundamental para a realização do objetivo do curso em seu aspecto institucional e no âmbito das dimensões do espaço geográfico e busca do seu entendimento combinado e dinâmico, pois dinâmica e transformadora é a sociedade, cabendo reconhecer as mudanças e participar delas no intuito de melhorar as condições de vida.

  • Linha 1 –    Globalização, Políticas Públicas e Reestruturação Territorial – A primeira linha contempla as dimensões das reestruturações e as iniciativas de interesse sobre o território, enfocando a multiplicidade de processos pertinentes ao campo da globalização.
  • Linha 2 – Mudanças Ambientais e Qualidade de Vida – A segunda linha refere-se à investigação das transformações ambientais e de suas implicações na organização do espaço e na vida do Homem e da Sociedade, buscando abordagens interdisciplinares, análises em diferentes escalas espaciais e temporais e emprego de novas tecnologias.
  • Linha 3 –     Dimensões Culturais na Dinâmica Sócio-Espacial – A terceira linha, correspondente à perspectiva cultural, contempla as diferentes práticas, olhares, subjetividades, simbolismos e identidades que realçam a pluralidade da dinâmica sócio-espacial.

Docentes

Linha 1 – Globalização, Políticas Públicas e Reestruturação Territorial


Linha 2 – Mudanças Ambientais e Qualidade de Vida

Linha 3 – Dimensões Culturais na Dinâmica Sócio-Espacial



Anúncios
 
%d blogueiros gostam disto: